consulting

e-Commerce
PDF Imprimir E-mail
O que é?
O Comércio Eletrônico é a compra e venda de bens e serviços utilizando as tecnologias de informação como a Internet. Existe o Business-to-Business (B2B) transações eletrônicas entre parceiros de negócio e existe o Business-to-Consumer (B2C) - que consiste na venda direta ao consumidor final.

Porque comprar ou vender pela Internet?
O fato de a Internet ser uma ferramenta sem fronteiras territoriais, permite que um usuário qualquer, sentado diante da telinha de seu computador numa cidadezinha perdida no interior do Brasil, tenha acesso a sites localizados em qualquer outra parte do mundo sem sair de sua cadeira. Quando esses sites oferecem produtos e serviços a preços acessíveis então, a Internet passa a ser um poderoso instrumento de compras. Além de saber que existe uma infinidade de produtos disponíveis com os quais aquele nosso usuário do interior antes só poderia sonhar, ele passa a tê-los ao alcance das mãos e, melhor, sem precisar se levantar daquela cadeira em frente ao computador, a não ser para abrir a porta para recebê-los! Resumindo, o comércio on-line apresenta duas grandes vantagens como: a possibilidade de acesso a produtos antes difíceis de serem encontrados, e a comodidade de adquiri-los sem sair de casa. Outra grande vantagem das lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico e funcionários, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes ou somente na Internet.

É seguro comprar pela Internet?
Embora, na pré-história do e-commerce, tenhamos tido notícias de desagradáveis episódios de fraudes em cartões de crédito, nos dias de hoje, os sites de comércio eletrônico já contam com poderosos sistemas de segurança que visam a garantir a inviolabilidade e a confidencialidade dos dados de cada transação on-line. Através da aplicação de modernos métodos de criptografia, informações como o número de seu cartão de crédito e seus dados pessoais (nome, endereço, etc.) têm seu sigilo garantido. Você pode identificar que suas transações estão sendo processadas em ambiente seguro quando um pequeno cadeado aparece na parte inferior de seu browser. Se você ainda continua desconfiado, saiba que boa parte dos sites nacionais e internacionais de comércio on-line aceitam pagamento através de ordens de pagamento e os nacionais ainda oferecem a opção de utilização de boletos bancários.